E-learning é chato?

É possível deixar o treinamento EAD mais interessante?

Você já deve ter ouvido, e-learning é prático pra caramba, permite que as pessoas tenham acesso ao conhecimento na hora e no lugar que quiser… blá blá blá…

Mas o duro é que 10 em cada 10 pessoas acham o e-learning um treco chato!

Existe um método eficiente para treinamento através de e-learning?

Aqui na Vide a gente tem um antídoto pra isso. A gente olha o e-learning pensando na experiência do usuário do curso. Isso é fundamental.

Cansa ficar olhando pra uma tela o tempo inteiro ouvindo alguém falar. Cansa ficar fazendo leitura o tempo todo. Cansa fazer uma bateria de exercícios indiscriminadamente.

Vídeo expositivo, leitura, exercício: tudo isso pode ser útil, mas tem que acontecer de forma equilibrada e visualmente atraente.

Isso é importante porque gera ENGAJAMENTO! E quando as pessoas estão a fim, estão engajadas, 50% do caminho está andado. Ver, ouvir, interagir, aplicar, tudo isso é fundamental! Então pergunte: como a gente faz isso?

Em todos os cursos que a gente produz estão presentes 5 lados de um pentágono. Eu vou citar cada um desses lados rapidamente, e depois a gente vai fazer um artigo para explicar cada um deles de uma forma mais detalhada.

O primeiro lado é conteúdo: o conteúdo deve ser escolhido criteriosamente, só faz sentido que tenha naquele curso o que realmente é relevante para o aluno, senão é desperdício de energia.

O segundo lado do pentágono é animação. É importantíssimo que um bom curso de e-learning tenha efeitos de animação interessantes que gerem o interesse do aluno e façam com que ele assimile melhor o conteúdo.

O terceiro lado: contextualização. Uso de exemplos e casos que façam parte da rotina e do repertório intelectual do aluno. Então tudo o que vai ser explicado tem que estar contextualizado naquela rotina que o aluno conhece.

O quarto lado do pentágono é interação. É o princípio da criação de atividades nas quais os alunos praticam, são ouvidos e recebem feedback. As pessoas prestam uma boa atenção nos primeiros minutos de vídeo, depois disso a cabeça vai longe. Como a gente traz ela de volta? Fazendo com que ela participe.

E finalmente o quinto lado do pentágono que é a aplicação. Na aplicação a gente tem estruturação de projetos e rotinas nas quais o uso do que foi aprendido transforma o seu modo de pensar e fazer.

Esses 5 lados do pentágono são o antídoto contra o e-learning chato, e é usando esse pentágono que nós aqui da Vide fazemos os nossos cursos.

A gente vai falar de cada uma dessas características essenciais para fazer um curso delicioso, que as pessoas queiram fazer e no qual elas aprendam de fato. Fica com a gente, acompanha os nossos próximos artigos e vamos conversando. Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *